Regionalidade e discursos midiáticos: mapeamento e análise em Mato Grosso do Sul

O livro é uma das ações comemorativas dos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A publicação é composta por 12 capítulos escritos por professores e alunos como resultado das principais dissertações do PPGCOM desenvolvidas entre 2017 e 2020.

Organizado pelos professores Mario Luiz Fernandes, Daniela Ota e Taís Tellaroli Fenelon, o livro está estruturado em três eixos temáticos que reúnem estudos sobre a mídia sul-mato-grossense. O primeiro – Contextos midiáticos regionais e fronteira – traz dois capítulos sobre aspectos da programação e mapeamento das emissoras de rádio, um discute a imprensa online fronteiriça como espaço para debate público ou como espaço para a superficialidade, e um analisa o documentário Planuras, sobre o Pantanal.
O segundo eixo temático – Discurso midiático político e social – tem cinco capítulos focados na análise dos discursos da mídia do estado sobre temas como a ditadura militar, conflitos entre indígenas e ruralistas, suicídio, questões de gênero e Educomunicação.

A última parte – Produção midiática, tecnologias digitais e interatividade – com três capítulos, aborda o uso das redes sociais e da tecnologia da comunicação na produção da notícia e na interação com o público do Facebook, no telejornal e em ciberjornais.”

[Clique aqui para ler o ebook online] [Clique aqui para baixar o ebook]


Entre Tempos – 30 anos do curso de jornalismo da UFMS

Clique para baixar o ebook

Nascido de uma reivindicação do Sindicato dos Jornalistas, atendida pela universidade, o curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, criado em 1989, foi o primeiro do estado e completou trinta anos em 2019. O e-book Entre Tempos: 30 anos do curso de Jornalismo da UFMS é um registro comemorativo à data e narra diferentes aspectos dessa trajetória que tem como alguns de seus componentes mais significativos a formação de mais de 800 profissionais e a criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – também o primeiro do estado – em 2011. Organizado pelos professores Mario Luiz Fernandes e Rafaella Peres, o livro conta com a participação de 24 autores em 16 capítulos. A primeira parte do livro – O ensino do jornalismo – traz, em oito capítulos, não somente aspectos da história do curso, como também do Mestrado em Comunicação e de outros cursos de graduação de Campo Grande. A segunda parte – Expansão e modernização dos meios de comunicação – apresenta, em outros oito capítulos, um expressivo panorama sobre a evolução da mídia de Mato Grosso do Sul nos últimos trinta anos.

[Clique aqui para baixar o ebook]