Brava – Empresa Júnior de Comunicação Social UFMS

  • COORDENAÇÃO | Drª Katarini Miguel

RESUMO | A EJ é um projeto de extensão de empreendedorismo que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento local, por meio de ações de comunicação, e proporcionar a prática profissional aos acadêmicos de jornalismo da UFMS. Os produtos e serviços oferecidos tem como foco a criação, gestão e produção de conteúdo para mídias sociais (redes e blogs), na tentativa de aumentar a visibilidade dos negócios dos pequenos empreendedores e dos projetos das organizações do terceiro setor e de movimentos sociais e populares, possibilitando que ingressem nas diferentes plataformas de comunicação digital, ampliem sua comunicação e estreitem os laços com seus colaboradores.


Plural: programa radiofônico do curso de Jornalismo da UFMS

  • COORDENAÇÃO | Drª. Katarini Miguel

RESUMO | Trata-se de desenvolvimento de podcasts, em parceria com a rádio educativa UFMS, para debater, no formato jornalístico predominante da entrevista, diferentes temas de interesse social, em interface com os projetos de ensino, pesquisa e extensão dos professores(as) e acadêmico(as) da graduação em Jornalismo. A proposta inicial, com um ano de duração, prevê séries de sete programas, abordando temas como Direitos Humanos, Gênero, Educação, Minorias. Crítica de Mídia, além de um especial em comemoração aos 30 anos do curso de Jornalismo da Universidade, pioneiro no Estado. O objetivo é criar um espaço importante de experimentação e aplicação dos conhecimentos jornalísticos adquiridos, além de fortalecer e aproximar a Rádio Educativa UFMS 99.9 do universo acadêmico.


Prática educomunicativa – Repórter Júnior

  • COORDENAÇÃO | Drª Rose Mara Pinheiro

RESUMO | Numa sociedade midiatizada e mediada pela tecnologia e os dispositivos móveis, com acelerada multiplicação de notícias falsas, tanto a escola quanto os veículos de comunicação são colocados à prova, impelidos a uma revisão de seus princípios, valores e práticas. Com a aplicação do arcabouço teórico-prático da Educomunicação, com base nos pressupostos freireanos presentes nos estudos do jornalismo, a proposta é uma reflexão sobre o resgate do diálogo e da formação crítica para o exercício de um jornalismo que seja capaz de promover a emancipação de sujeitos. Focada na relação ensino, pesquisa e extensão, a proposta pretende capacitar alunos e professores da rede pública e privada de Campo Grande a trabalharem com as mídias na sociedade contemporânea, por meio da educomunicação, para a redução das notícias falsas e o fortalecimento do processo democrático e participativo. Do ponto de vista empírico, os estudantes são capacitados pela EJ Brava para vivenciarem a prática educomunicativa na cobertura do Integra UFMS.


Cuidado animal: conscientização sobre abandono, esterilização e adoção

  • COORDENAÇÃO | Drª Tais Marina Tellaroli Fenelon

RESUMO | O projeto tem como principal ação interação com a comunidade externa através de palestras e oficinas sobre o abandono de animais domésticos, controle populacional, posse responsável, zoonoses e outros temas pertinentes, para o público interno e para a população do entorno do campus frequentadores do Hospital Veterinário da UFMS. Serão realizadas palestras e oficinas sobre o controle populacional, proteção, denúncia por maus tratos, promoção de noções de educação ambiental e da guarda responsável de animais domésticos para o público interno e externo. O projeto realizará também palestras na Escola Estadual Emygdio Campos Widal e produzirá vídeos educativos sobre o tema com auxílio de alunos do Curso de Jornalismo da UFMS durante as aulas de Telejornalismo que serão exibidos na TV Universitária, atingindo um público amplo e massivo. Outras ações do projeto preveem o encaminhamento dos animais abandonados para adoção; incentivo da guarda responsável. A proteção, o controle e o manejo da população de cães e gatos abandonados que circulam pela UFMS, será feita por meio de métodos apropriados do ponto de vista ético e ambiental com auxílio do Hospital Veterinário da UFMS e Centro de Controle de Zoonoses.


MS Ciência: divulgação da pesquisa científica produzida em MS pela TV e Internet

  • COORDENAÇÃO | Drª Tais Marina Tellaroli Fenelon

RESUMO | Na sociedade democrática, compartilhar o conhecimento é algo que faz parte da sua dinâmica, logo divulgar o conhecimento científico assume caráter educativo contribuindo para a formação dos cidadãos. Divulgar a ciência de forma contextualizada e crítica é fator essencial no processo de popularização do conhecimento. Desta forma, este projeto visa informar aos cidadãos sul-mato-grossenses sobre as pesquisas científicas, em diferentes campos do saber, desenvolvidas por instituições públicas ou privadas de Mato Grosso do Sul, como por exemplo, Embrapa, UFMS, UNIDERP, UCDB, UEMS, UFGD, entre outros que são financiadas por órgãos de fomento nacionais, estaduais e municipais. Com uma proposta inovadora a divulgação científica será explorada a partir dos preceitos e regras do telejornalismo para serem adaptadas esteticamente e narrativamente às características da televisão. Serão produzidos vídeos informativos no formato de videoreportagem e entrevistas de estúdio para exibição na TV Universitária da UFMS e divulgação na internet. Jornalistas e cientistas precisam usar ambos os poderes que possuem para compartilhar o saber com a sociedade em gera contribuindo para uma formação crítica do conhecimento pela população, para que este conhecimento possa ser discutido e avaliado.


Mídia Ciência: projeto de jornalismo científico

  • COORDENAÇÃO | Drª Rafaella Lopes Pereira Peres

RESUMO | Projeto cadastrado como participação esporádica, em parceria com a UEMS e a FUNDECT, que tem como objetivo principal ampliar a divulgação científica no estado de Mato Grosso do Sul. O projeto conta com uma equipe de professores, pesquisadores, profissionais e bolsistas de iniciação científica, buscando despertar e desenvolver vocações na área da difusão científica a partir do envolvimento na geração de produtos de comunicação científica de diferentes naturezas, veiculados em diferentes mídias de comunicação. Os produtos serão resultados de um programa definido de estudos voltados à formação profissional no âmbito da comunicação científica e a difusão de pesquisa teórica, aplicada ou de inovação.


Primeira Notícia

  • COORDENAÇÃO | Dr. Gerson Luiz Martins

RESUMO | Primeira Notícia é um ciberjornal laboratório do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É um recurso laboratorial no âmbito das disciplinas de Laboratório de Ciberjornalismo I e Laboratório de Ciberjornalismo II e tem por objetivo aprofundar as competências teórico-práticas dos alunos, desenvolvidas ao longo do curso. Nesta disciplina, assim como neste produto laboratorial, a experiência do Jornalismo – teoria e prática – busca ser convergente: incorpora os saberes apreendidos na prática do texto, do áudio, da fotografia e do vídeo.

Acesse aqui o site do projeto.